Projetos PCNA

Veja aqui os projetos do PCNA feitos até hoje.

Título: Projeto Portal


Resumo: O Portal PCNA tem como objetivo principal o desenvolvimento de um website que ofereça aos usuários da educação pública, acesso aos serviços desenvolvidos pelo PCNA, cursos de nivelamento a distância das ciências básicas fundamentados em métodos de aprendizagem personalizada, além de informações sobre o universo das engenharias e do Instituto de Tecnologia da UFPA. A metodologia aplicada no desenvolvimento contém três etapas, a primeira consiste na elaboração do projeto, seguida da execução e análise e finalmente os processos de avaliação dos resultados e remodelagem do projeto a partir dos dados obtidos. Atualmente o projeto ainda se encontra em seus estágios iniciais de desenvolvimento, já conta com os modelos que serão implementados na primeira versão liberada para o público, e com parte dos materiais didáticos que atuarão em conjunto com o website.

O Programa de Cursos de Nivelamento de Aprendizagem (PCNA) foi criado em 2011 com o intuito de reduzir a evasão nos períodos iniciais dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará. Este trabalho irá apresentar o novo serviço que está sendo desenvolvido pela equipe do PCNA.

As atividades do PCNA visam fortalecer a formação em Ciências básicas dos discentes de graduação do Instituto de Tecnologia (ITEC) e de outros institutos, de modo a proporcionar melhor desempenho acadêmico, bem como garantir a integralização curricular em tempo hábil e, principalmente, possibilitar um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo na qualidade do profissional formado na Universidade (UFPA,2016). Tendo isso em mente o Portal PCNA tem como proposta fornecer uma ferramenta que simplifique o acesso do aluno ao conteúdo de aprendizado, ao mesmo tempo em que introduz o aluno a uma nova metodologia de estudo, que vise mantê-lo engajado com a prática autônoma sem fazê-lo perder o vínculo com seus tutores.


Autores e Colaboradores:

  • Bolsista: Daniel Costa Nogueira;
  • Voluntário: Jhonata Renary de Sousa Feitosa;
  • Bolsista: Marlon Nanael Leitão Malheiros ;
  • Bolsista: Thiago Felipe Gonçalves de Sousa.

Período de Atuação: Agosto de 2016 – Ainda em vigência


Local: ITEC – Instituto de Tecnologia

Universidade Federal do Pará – Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá. CEP 66075-110


Informações:

  • Email: contato@pcna.com.br

Título: O desenvolvimento de um programa computacional para fins de ensino e aprendizagem da matemática básica e do Cálculo 1


Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver um software para auxiliar a aprendizagem da Matemática Básica (matemática do ensino fundamental e médio) e do Cálculo 1 através de tópicos subdivididos em conteúdo, exemplos resolvidos e exercícios propostos com gabarito. Bem como a elaboração de uma plataforma para o estudante ter acesso à plotagem de gráficos e verificação de operadores matemáticos.


Autores e Colaboradores:

  •  Drª. Alessandra Macedo de Souza Lopes;
  • Bolsista: Nelson Nayoshi Nakamoto Yamaguti;
  • Bolsista: Igor Rodrigues de Nardi;
  • Voluntário: André Felipe Pacheco Costa;
  • Voluntário: Jean Chaves Batista.

Período de Atuação: Julho de 2016 – Junho de 2017


Local: Prédio: Itec – B

Universidade Federal do Pará – Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá. CEP 66075-110

 

Título: Produção de vídeo-aulas para apoio nas disciplinas exatas para o ensino médio


Resumo: O projeto consiste na execução de ações didático-pedagógicas no que diz respeito à elaboração e aplicação da TIC. São produzidas aulas no formato de vídeo-aulas no ensino de matemática, química e física objetivando a facilitação da aprendizagem, desenvolvendo o conteúdo estudado de forma mais dinâmica, e tornando mais prazeroso o trabalho do discente fazendo com que ele interaja com o conhecimento de forma mais autônoma. A aplicação será inicialmente em turmas de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Tecnológico de Icoaraci – EETEPA.


Autores e Colaboradores:

  • Bolsista: Auziane Moraes.

Período de Atuação: Abril 2016 – Março 2017

Título: Banco de dados PCNA


Resumo: O banco de dados contém informações de todos os alunos que estudaram no ITEC desde 2011, tais como número de matrícula, curso, nome, desempenho no pcna (aos que participaram), rendimento nas disciplinas referentes à cálculo, física e química, além de dados sócio-econômicos e a taxa de evasão de alunos por faculdade.


Autores e Colaboradores:

  • Bolsista: Laiz Rayanna de Oliveira Gama;
  • Bolsista: Bruna Rafaela Tavares Lopes;
  • Bolsista: Kaique Cabral.

Período de Atuação: julho 2016 – Até o presente momento.

Título: Oficinas científicas na escola: melhoria do ensino de química através de conhecimentos construídos por meio da investigação científica


Resumo: Este projeto apresenta a proposta de organizar e realizar oficinas científicas para o ensino de Química na Escola de Aplicação da UFPA, buscando aprimorar os conteúdos trabalhados pelos professores em sala, visando a melhoria no processo ensino-aprendizagem.

O projeto surgiu como uma atividade de apoio ao Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) e pretende-se desenvolver roteiros de aulas práticas investigativas que não necessitem de laboratório e sim que possam ser realizadas em diversos ambientes.

O projeto está sendo aplicado na Escola de Aplicação da UFPA com um grande potencial de extensão a toda e qualquer escola pública já que serão disponibilizados as oficinas e o material produzido, podendo servir de apoio didático a professores de outras escolas e outras disciplinas inclusive. O projeto está na sua terceira edição consecutiva e tem alcançado resultados positivos.


Autores e Colaboradores:

  • Profª Drª Shirley Cristina Cabral Nascimento (ITEC/UFPA);
  • Profª Drª Marlice Cruz Martelli (ITEC/UFPA);
  • Prof Dr Alexandre Guimarães Rodrigues (ITEC/UFPA);
  • Profª Drª Luíza Helena de Oliveira Pires (Escola de Aplicação da UFPA);
  • Bolsista: Roberval Felipe Gama da Silva.

Período de Atuação: Junho 2016 – Até o presente momento


Local: Faculdade de Engenharia Química

Universidade Federal do Pará – Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá. CEP 66075-110


Informações:

  • Email: robfelipesilva@gmail.com

Título: Estruturas didáticas de aprendizagem


Resumo: A produção de kits de experimentos e de estruturas didáticas para a prática experimental no ensino de física em uma escola da rede pública de ensino profissionalizante que busca fornece um valioso auxílio no enfrentamento das dificuldades que são encontradas nas escolas de ensino básico para a realização de atividades experimentais voltadas para o ensino de física, posto que cada estrutura didática auxilia na pratica do experimento a ser abordado. Desta forma, em resumo, a produção das estruturas didáticas experimentais para o ensino de física nas dependências de uma Escola ecnológica do Estado do Pará voltado para o ensino médio profissionalizante atua no sentido de aliar teoria e pratica no ambiente de sala de aula, tornando este ensino mais atraente e motivador da disciplina, ao mesmo tempo em que viabiliza maior integração entre alunos e professores na escola, ao mesmo tempo em que incentiva o trabalho de atividades experimentais por parte dos professores de física na rede de ensino público.


Autores e Colaboradores:

  • Alexandre Guimarães Rodrigues;
  • Jose Benício da Cruz Costa;
  • Bolsista:Antonio Emerson da Rosa Bulhões.

Período de Atuação: Fevereiro 2016 – Fevereiro 2017

Título: Aplicação de aprendizagem ativa e cooperativa na monitoria de Física I


Resumo: Abordagens de ensino-aprendizagem baseadas no conceito de aprendizagem ativa e cooperativa consideram o aluno como dono do seu próprio conhecimento e responsável direto pela sua formação profissional, o que implica em uma mudança de postura pela qual o aluno passa de um papel passivo para um papel ativo no processo de aprendizagem. Tal princípio metodológico também visa enfrentar a passividade e o desinteresse dos alunos pela disciplina, usualmente relatados por vários professores. Nesse sentido surgiu a proposta de uma monitoria baseada em uma abordagem de aprendizagem ativa e cooperativa visando a formação de um aluno mais autoconfiante, com maior autonomia nos estudos e, acima de tudo, que se sinta mais responsável pela sua própria formação.


Autores e Colaboradores:

  • Bolsista :Marcos Lopes de Sousa Brito.

Período de Atuação: Fevereiro 2016 – Agosto 2016

Título: Plantão de dúvidas


Resumo: Oferece serviços como monitoria e plantão de dúvidas aos alunos iniciantes com o intuito de diminuir a evasão nas engenharias


Autores e Colaboradores:

  • Alexandre Guimarães Rodrigues;
  • Bolsista:Mayara Gonçalves Costa;
  • Bolsista:Marcel Amaral;
  • Bolsista:Odivaldo Barbosa Dias;
  • Bolsista:Diego Castro;
  • Bolsista: Adrielle Nascimento;

Período de Atuação: Em andamento


Título: Metodologias Ativas de Aprendizagem


Resumo: O projeto é uma espécie de laboratório de inovação o qual busca, basicamente, aplicar metodologias ativas de ensino, as quais inserem o aluno em um cenário dinâmico com o professor, colocando tais alunos como os principais responsáveis pela sua aprendizagem. Em um futuro próximo se espera a aplicação de tais metodologias em nível mais amplo por outras universidades e instituições.


Autores e Colaboradores:

  • Alexandre Guimarães Rodrigues;
  • Bolsista: Emerson Sena Almeida;
  • Voluntário:Felipe Costa Macedo.

Período de Atuação: Em andamento


Título: Cursos de nivelamento


Resumo: O PCNA é um programa de nivelamento de ensino que nasceu a partir da tentativa de redução das reprovações em cálculo, física e Química. O programa atua com o curso de nivelamento, que ocorre no início do semestre para as turmas de ingressantes, com plantão de dúvidas, serviços de monitoria, entre outros.


Autores e Colaboradores:

  • Alexandre Guimarães Rodrigues;
  • José Benicio Costa;
  • Bolsista: Fernanda Palheta;
  • Bolsista: Mellina Lisboa;
  • Bolsista: Maicon Wellington;
  • Bolsista: Diego Barbosa;
  • Bolsista: Max Weverton;
  • Bolsista: Matheus Franco.

Período de Atuação: 2011 – Em andamento